Etiquetagem

A fiscalização sobre as informações contidas nas etiquetas de mercadorias têxteis estão cada vez mais rígidas.

Para o comércio de mercadorias têxteis no Brasil é necessário que estes estejam adequadamente etiquetados em conformidade com a legislação brasileira vigente, sobre o risco de multas e penalidades.

As exigências e normas estão cada vez mais regulamentadas, o que provoca uma necessidade de se ter uma mercadoria dentro dos padrões normativos, objetivando de uma forma legal e estratégica, fortalecer a competividade e melhoria de resultados.

Denier Laboratório Têxtil oferece os serviços de etiquetagem, fornecendo as informações sobre o tratamento de cuidado para conservação (instruções de lavagem e secagem) e nome das fibras e seu percentual, além de preparar um modelo com todas as informações necessárias e dimensionamento de acordo com as normas vigentes.

Curso de etiquetagem em têxteis (In Company ou Online)

O curso ministrado pela tecnóloga têxtil Maela Queiroz, tem como objetivo apresentar as legislações que regem a etiquetagem de têxteis, bem como devem ser utilizadas em cada material, informações obrigatórias e normas para informá-las, erros típicos de etiquetagem, etiquetagem no MERCOSUL, fiscalização e autuação do INMETRO, métodos de defesa e saneamento de dúvidas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • A. Resolução n° 02 de 06/05/2008 do CONMETRO
  • B. ISO 3758:2013 – Códigos de cuidado usando símbolos – norma vigente atualmente;
  • C. Portaria nº 118/ 2021 – Nova Regulamentação Técnica Mercosul sobre Etiquetagem de Produtos Têxteis – Regulamento técnico Mercosul de etiquetagem de Produtos Têxteis;
  • D. Portaria nº 249 de 09 de junho de 2021 – Regulamento Técnico Metrológico que estabelece a forma de expressar a indicação quantitativa do conteúdo líquido dos produtos pré-medidos.
  • E. Portaria nº 297 de 8 de julho de 2021 – Procedimento de Fiscalização e Coleta de Amostras de Produtos Têxteis para a Avaliação da Fidedignidade das Informações;
    F. Orientação e avaliação das etiquetas dos produtos da empresa.